Rádio Líder FM

Declaração anual de bovinos disponível neste mês em Campos Borges

A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da SEAPDR (PNEFA-RS) tem como objetivo a sustentação da condição sanitária do Estado, de zona livre da doença, por meio de estratégias preventivas contra o reingresso do vírus e a infecção dos animais suscetíveis.

O sistema de prevenção, é baseado em análises técnicas e científicas contínuas para a identificação das vulnerabilidades e para a orientação das ações de vigilância e fiscalização, implantação de procedimentos normativos e técnicos e adoção de procedimentos para monitoramento da condição sanitária dos rebanhos.

O início da vacinação contra a febre aftosa será em maio, e para que esta prevenção aconteça, é essencial que no mês de abril, os pecuaristas de todo o estado, que possuam bovinos lotados em suas fichas, procurem seus postos veterinários para a regularização da mesma, pois apenas com a ficha em dia, a vacinação contra a febre aftosa, pode ser efetuada.

O responsável pela inspetoria veterinária do município de Campos Borges, Gilberto Pereira da Costa, explica um pouco mais sobre o assunto.

https://lider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/11/2019/04/GILBERTO-01.mp3?_=1

Gilberto comenta ainda, sobre as penalidades que o pecuarista estará exposto sem o regulamento de sua ficha, e destaca a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

https://lider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/11/2019/04/GILBERTO-02.mp3?_=2

 

 

Sair da versão mobile