Motoristas reclamam de problemas ao colocar as placas do Mercosul nos carros
O novo sistema de placas do Mercosul entrou em vigor no dia 18 de dezembro no Rio Grande do Sul. A exigência vale para veículos novos, que fizerem transferência de município ou de propriedade, em mudança de categoria e em outros casos que exigem substituição como perdas, furtos e avarias.
A placa padrão Mercosul além das dúvidas, tem gerado revolta e insatisfação. E o que muitos não sabem é que a medida não foi determinada pelo DETRAN, e sim pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) a partir de um acordo multinacional que envolveu o Brasil e outros países do Mercosul. O diretor geral do DETRAN-RS, Paulo Kopchina, defende as placas.
Apesar do olhar positivo do DETRAN a respeito da nova norma, os proprietários e usuários de veículos não estão nada satisfeitos com o aumento no preço das novas placas. A placa cinza, utilizada em veículos particulares, subiu de R$ 100,00 para uma margem de R$ 350,00. O diretor do DETRAN-RS diz que as providencias para a redução do preço da placa já está sendo avaliado.