Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
19°
23°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Bandas do Sul
Ao Vivo: Bandas do Sul
Notícias

Ausência de nome de município nas placas padrão Mercosul preocupa população

Ausência de nome de município nas placas padrão Mercosul preocupa população
30.12.2018 22h38  /  Postado por: Roger Nicolini

As placas padrão Mercosul, que entraram em vigor no dia 17 de dezembro, estão causando bastante desconforto na população. Além dos valores, que podem chegar a mais de R$ 500 com as taxas de vistoria e documentação, a ausência do brasão do município preocupa. As novas chapas não possuem nem ao menos o brasão do Estado.

Falando na Uirapuru, o consultor da Hyundai CAOA de Passo Fundo, Alexandre Mafessoni, disse que a adoção da placa divide opiniões justamente por não conter o nome da cidade. A única forma de identificar o local será pela leitura do QRCode, presente na chapa, mas que ainda não está acessível ao público. Outra opção será pelo aplicativo Sinesp Cidadão, mas, além de lançar a placa, será necessário saber o código de conversão. Isso vai dificultar saber de onde é o veículo.

Mafessoni destacou que quando surgiu a mudança ela incluía a nomenclatura da cidade e do Estado, mas foi revogada com uma liminar. Segundo ele, a justificativa é de que toda vez que o veículo fosse transferido ou vendido precisaria trocar a placa. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a adoção desses detalhes faria com que as placas Mercosul fossem mais caras no Brasil que no Uruguai e Argentina, por exemplo. Com a retirada dos brasões, ela permanecerá a mesma por toda a sua vida útil.

Na sexta-feira, 28, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou um novo adiamento para a implantação das placas do Mercosul. Com o novo prazo, os estados e o Distrito Federal têm até 30 de junho de 2019 para se adequar ao novo padrão.

Fonte  e foto: Rádio Uirapuru/ Passo Fundo.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO