Rádio Líder FM

Prazo para vacinação contra a febre aftosa é prorrogado até 10 de dezembro no RS

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado para o dia 10 de dezembro. A prorrogação aconteceu em função da falta da vacina no comércio agropecuário de algumas regiões do estado. Nem mesmo as distribuidoras tinham o produto para comercialização.

O médico veterinário da secretaria da agricultura do RS, Fernando Groff explicou que a falta ocorreu porque, a partir do ano que vem, a vacina sofrerá alteração. Com isso, as agropecuárias compraram poucos produtos, temendo ter que se desfazer dos estoques que não terão mais validade em 2019. Ele ressaltou a importância da vacinação e explicou que o Ministério da Agricultura tem um planejamento para a retirada da vacina. O prazo para o Rio Grande do Sul é 2021.

Na campanha deste ano, o estado já vacinou 60% do rebanho. Esse número deve ser maior, porque os pecuaristas tinham até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação. Com a ampliação do prazo para a vacina até o dia 10 de dezembro, a data para a comprovação também se estende e vai até o dia 17. São duas infrações: uma por não vacinar e outra por não comprovar a vacinação. Todas elas partem de R$ 1.200 reais, com acréscimo por animal.

Fernando conversou com a repórter Luzia Camargo.

https://rdlider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/4/2018/12/0512-Prorrogado-até-dia-10-12-a-vicinação-contra-a-aftosa-Luzia-Camargo.mp3?_=1

Os locais para compra das vacinas podem ser consultados aqui.

Sair da versão mobile