Rádio Líder FM

Casos de ferrugem na soja se multiplicam rapidamente no país

A ferrugem asiática chegou mais cedo as lavouras do país nesta safra, bem como imaginavam os pesquisadores e técnicos agrícolas. Isso porque o clima colaborou, as chuvas chegaram antes e o plantio está bastante adiantado se comparado a anos anteriores. O primeiro caso caso foi registrado ainda em outubro, no dia 31, no Paraná. Em menos de duas semanas, os focos se multiplicaram rapidamente e agora somam 12 ocorrências.

Vale ressaltar que desde a safra 2012/2013 o Brasil não registrava focos da doença ainda em outubro. A diferença é que neste ano, 10 dias depois, 12 ocorrências já haviam sido relatadas. Na época, só um mês depois isso aconteceu.

O Paraná foi, mais uma vez, o estado que primeiro registrou casos da doença nesta temporada e, mais uma vez, é também quem lidera com mais casos. Dos 12 casos, 10 aconteceram no Paraná em: Campo Mourão, Jaguariaíva, Juranda, Marechal Cândido Rondon, Mariópolis, Nova Cantu, Peabiru, São João do Ivaí, São Pedro do Iguaçu e Ubiratã.  Os outros dois casos aconteceram em São Paulo, nos municípios de Itapeva e São Miguel do Arcanjo.

Na safra 2017/2018 foram registrados ao todo 643 casos da doença no país, maior volume das últimas seis temporadas. Só o Paraná respondeu por 113 casos, abaixo do Mato grosso do Sul, com 114 e do Rio Grande do Sul com 125 casos.

O engenheiro agrônomo da Cooperativa Copacol do Paraná, Tiago Madalosso fala a respeito da doença.

A reportagem é de Adriano Lima

https://rdlider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/4/2018/11/1711-Soja-Casos-de-ferrugem-asiática-se-multiplicam-rapidamente-no-país-Adriano-Lima.mp3?_=1

Fonte: Projeto soja Brasil

Foto: Leila Costamilan Embrapa Trigo

Sair da versão mobile