Alcoolismo na adolescência é debatido na Escola Clemente Pereira de Espumoso
Alunos do 8º ao 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Clemente Pereira, juntamente com a professora de ciências biológicas Fernanda Fiuza Lucca, deram início ao projeto “Alcoolismo na adolescência”. Um tema polêmico e pouco debatido, pois a lei proíbe o adolescente de ingerir bebida alcoólica, mas não é o que acontece na realidade. Por vezes sabemos que a sociedade faz vista grossa em relação a esse cenário.
A professora Fernanda nos conta que o projeto foi desenvolvido nas aulas de ciências, foram três meses de projeto, que englobaram as seguintes atividades: conhecimento das consequências do álcool no organismo dos adolescentes; pesquisa com os alunos da escola com as perguntas: Já ingeriram bebidas de álcool? Onde tiveram o primeiro contato? Bebem regularmente? E entrevista com um alcoólatra.
Um teatro baseado em fatos reais também foi encenado e apresentado para todas as turmas da escola, assim como uma palestra de conscientização, apresentando dados da pesquisa e consequências do álcool no organismo dos adolescentes.
Engajada no projeto, a aluna Laura Kellermann, de 13 anos, avaliou todo o aprendizado. Marina Rizzi, de 14 anos, também aluna da disciplina de ciências, falou sobre o projeto de pesquisa desenvolvido.
Ouça a reportagem de Luzia Camargo.