Eletrosul e empresas chinesas fecham parceria para energia limpa no RS
Uma parceria entre as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy e a estatal brasileira Eletrosul vai viabilizar o investimento de U$$ 3,967 bilhões na implantação e operação de empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
O objetivo da cooperação, anunciada nesta segunda-feira (27), no Palácio Piratini, é aumentar a cobertura de abastecimento da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Está prevista no documento firmado a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE), denominada SZE Transmissora de Energia Elétrica S/A. Serão construídos1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e ampliadas 14 subestações já existentes. O acordo é resultado da chamada pública lançada em 2016 para seleção de interessados em parceria para implantação do Lote A do Leilão Aneel 004/2014.
“Quando uma empresa ou mais desejarem investir no Rio Grande do Sul, esse é um sinal de confiança e também de que o Estado abre as portas para quem deseja investir aqui. Esses documentos são um reconhecimento de que o Rio Grande é um estado moderno, que se desfez das amarras burocráticas para viabilizar novos empreendimentos”, afirmou o governador José Ivo Sartori.
De acordo com a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, este acordo representa a possibilidade de aumento da energia em até quatro gigawatts, ou 50% da capacidade já disponível. “Além disso, serão criados 11 mil empregos, entre diretos e indiretos, numa área de abrangência de 59 municípios”, informa.
Escoamento
O Lote A, segundo Susana Kakuta, possibilita também o aumento da geração de energia limpa no estado e viabiliza o escoamento de energia de futuros parques eólicos gaúchos.
Durante o ato, também foram entregues certificados de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para a SZE, de Cadastro de Tributos Estaduais-Inscrição Estadual e licenças ambientais em diferentes trechos para implantação de projetos eólicos e termoelétricos.
Fonte: Ascom Governo RS
Li Xiaoming (C), executivo da Shanghai Electric, recebe documentos sobre constituição empresa responsável pela obraFélix Zucco / Agencia RBS