Uma visita da comitiva gaúcha que participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha ao maior porto fluvial do mundo, em Duisburg, nesta terça-feira (26), pode render melhorias na infraestrutura portuária do Rio Grande do Sul. Recebida pelo presidente da alemã Duisport, Erich Staake, a missão chefiada pelo vice-governador José Paulo Cairoli deu um passo importante para avançar num complexo de logística intermodal (que envolve hidrovias, ferrovias e rodovias) no Rio Grande do Sul.
Participaram da viagem ainda o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, e os secretários EvandRo Fontana (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Susana Kakuta (Minas e Energia).
O maior centro produtor de aço da Europa fica em Duilsburg. A cidade detém um terço da companhia, que fatura 250 milhões de euros/ano – os outros dois terços são de propriedade do Estado de North Rhine-Westphalia. O complexo todo abriga cerca de 50 mil trabalhadores e tem faturamento na casa dos 3 bilhões de euros. Em nove terminais de contêineres multimodais, mais de 400 transportes são combinados semanalmente para mais de 80 destinos diretos na Europa e na Ásia, em um total de 3,7 milhões de contêineres anualmente.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana fala da importância da visita.
O vice-governador José Paulo Cairoli disse que o Governo entende que este setor merece atenção e diz que pretende implementar mais estudos na área.
Foto e textp: Ascom Governo RS