Em ato de encerramento oficial da colheita de soja no País, que reuniu autoridades estaduais e federais, bem como lideranças municipais, durante a Fenasoja em Santa Rosa na última semana foram celebrados os resultados da safra de soja 2017/2018. Os dados, foram levantados pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater.
A área total cultivada com o grão no Estado é de aproximadamente 5,71 milhões de hectares, o equivalente a 3,29% a mais em relação à área cultivada na safra anterior. Se levada em conta a evolução da cultura da soja no Estado nos últimos 10 anos, há uma ampliação de 112,92% na produção (de 8,02 milhões de toneladas, em 2009, para 17,08 milhões de toneladas, em 2018), enquanto que a área cresceu 49,35%.
No entanto, estima-se que a produção total desta safra representa uma redução de 8% em relação ao ano anterior (18,57 milhões de toneladas), resultante principalmente de fatores climáticos adversos em algumas regiões.
Estima-se que a produtividade média seja de 2,99 mil kg/ha (49,8 sacas/ha), 10% menor que a média da safra anterior. Apesar desta redução, a produtividade esperada é a segunda maior dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas da média da safra passada.
O assistente técnico estadual em culturas da Emater, Alencar Rugeri, analisou a projeção e destacou também os desafios dos agricultores para aumentar a produtividade.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima
Foto: Mirela Franceschett
.