Governo do Estado lança aplicativo para ampliar o acesso aos serviços públicos

Fazer compras, pagar contas, chamar um transporte, trabalhar. Se as pessoas já fazem quase tudo pelo celular, por que tem que ser diferente com o serviço público? Esta foi uma das inquietações que fizeram o governo gaúcho criar um aplicativo para reduzir a burocracia e aumentar a agilidade das secretarias e órgãos estaduais. Como o próprio nome diz, o App Facilita RS chega para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Estado.
O lançamento oficial foi na manhã desta segunda-feira (16), no Palácio Piratini. Mas está longe de ser a única ação para modernizar o RS. Justamente por isso, o governador e os secretários explicaram que o aplicativo é fruto de uma política muito maior, que vem sendo implementada desde 2015 e que tem três grandes objetivos: desburocratizar os processos, integrar os órgãos estaduais e inovar com tecnologia.
O App Facilita RS já está disponível para download gratuito na loja Google Play, via celular, tablet ou outras plataformas digitais. Na Apple Store, entrará nos próximos dias. Acessível e prático, o aplicativo funciona como um grande centralizador, onde o cidadão pode acessar, em um único lugar, todos os serviços digitais já oferecidos pelo Estado – além daqueles que forem surgindo com o aperfeiçoamento da tecnologia.
A meta do governo é disponibilizar, progressivamente, plataformas digitais para o autoatendimento e o agendamento eletrônico para agilizar aqueles serviços que ainda exigem a presença do cidadão.Isso inclui uma série de serviços ligados às secretarias estaduais e aos órgãos públicos com muita demanda, como Detran e Corsan, só para citar alguns exemplos. Além de facilitar a vida de quem busca o atendimento, a nova ferramenta não gera custos para o Estado.
De acordo com o presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes, o objetivo da iniciativa é colocar o governo “na palma da mão do cidadão”.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
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