Vice-governador diz RS segue se modernizando e que tem compromisso com a reeleição de Sartori
Nesta quarta-feira, 11, com o tema O futuro já começou’ aconteceu o 5° Seminário de Governo. Além de o evento apresentar os resultados das políticas públicas executadas nos últimos três anos de governo, foram destacadas ferramentas de transparência e de comunicação como o site Não Me Trova.
A crise que atinge o Rio Grande do Sul é resultado de 40 anos gastando mais do que se arrecada, gerando descontrole das finanças. Em painel sobre os desafios do governo Sartori, o secretário-chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, explicou que os problemas resultam de um “Estado quebrado, com salários atrasados, um Estado ineficiente, com serviços precários, e um Estado paquidérmico, lento, pesado e ultrapassado”.
Em 2015, no início da gestão de Sartori, o déficit projetado era de R$ 25 bilhões. Com as ações e medidas tomadas, o governo estima chegar ao final de 2018 com um déficit de R$ 7,4 bilhões.
O site Não me Trova, que traz verdades, boatos e esclarecimentos sobre assuntos ligados ao governo gaúcho, também esteve em pauta. O canal traz exemplos de “trovas” como o boato do governo não pagar os salários dos professores; a adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal ser ruim para as finanças; ou o Estado querer se desfazer de empresas lucrativas. Na ferramenta, também é possível que o público envie dúvidas para serem esclarecidas pelo governo.
O vice-governador José Paulo Cairoli, em entrevista coletiva disse que o ano eleitoral não deve interferir na tarefa de modernização do Estado. Ressaltou que seu compromisso moral é ajudar na reeleição de Sartori.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.