Novo secretário dos Transportes do RS diz que estradas tem boas condições para escoar a safra
O engenheiro civil Humberto Brandão Canuso assumiu o cargo de secretário dos Transportes, nesta quarta-feira (28), em solenidade no Palácio Piratini. A cerimônia teve a presença do governador José Ivo Sartori, de secretários de Estado e demais representantes da pasta. Pedro Westphalen, até então titular da pasta volta para a Assembleia Legislativa.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-graduado em Gestão e Controle da Administração Pública pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Canuso é auditor público externo aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde atuou por 21 anos (1991 a 2012). No TCE, exerceu os cargos de diretor-geral, assessor de conselheiro e da presidência, coordenador do Serviço Regional de Pelotas e da Consultoria Técnica.
Entre outras funções que já desempenhou, estão as de secretário de Coordenação e Planejamento do município de Rio Grande, na década de 1980, diretor e secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado (1996 a 1998) e consultor nas áreas de Engenharia e Administração Pública na Confederação Nacional dos Municípios, em 2013. Aos 62 anos, também foi secretário adjunto dos Transportes durante 2015 e, desde então, era assessor de gabinete de Westphalen.
Canuso destacou que o trabalho de melhoria das rodovias é contínuo. Disse que as rodovias estão em boas condições para o escoamento da safra agrícola do Estado. Já o ex-secretário Pedro Westphalen, fez um rápido balanço da sua atuação.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.