Governo lança Programa Internet para todos voltado a todos os municípios do Brasil
Em maio de 2017 o Brasil colocou em órbita o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, a um custo de R$ 2,8 bilhões. Dois meses depois a Força Aérea Brasileira, através do Comando de Operações Especiais (Comae), começou a operá-lo. 30% do potencial do satélite será aproveitado no monitoramento de toda a extensão de fronteira, mais especificamente no combate ao contrabando e ao tráfico de drogas. Os outros 70% serão dedicados ao Programa Internet Para Todos, lançado segunda-feira, 12/03, pelo presidente Michel Temer, em cerimônia em Brasília.
Para que a banda larga chegue, a prefeitura terá que assinar um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O Governo Federal fará a instalação das antenas e dos equipamentos e as prefeituras ficarão responsáveis pela segurança e fornecimento de energia elétrica. Na cerimônia, 2.471 prefeitos assinaram o convênio e serão os primeiros a receber os equipamentos, já a partir do mês de maio.
Segundo destacou o deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), vice-líder do Governo Michel Temer na Câmara, o programa vai viabilizar internet banda larga de alta velocidade para todos os cantos do País, inclusive os mais remotos e afastados, em todos os municípios, a um custo bem inferior aos valores praticados hoje.
Ouça no player acima.