Fecomércio projeta crescimento do PIB do Brasil de 2,8% em 2018
De acordo com a FEE-RS, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul (RS) apresentou variação nula (0,0%) no terceiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo trimestre de 2016. Assim, a atividade econômica gaúcha acumula alta de 1,3% nos meses de janeiro a setembro de 2017 ante o igual período do ano anterior. No acumulado em quatro trimestres frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB do RS registrou variação de 0,8%.
Sob a ótica da produção, o resultado do trimestre frente aos mesmos meses de 2016 refletiu o desempenho negativo na indústria e na agropecuária. A indústria registrou variação de -2,2%, com destaque para as quedas da atividade extrativa mineral (-9,3%) e indústria de transformação (-0,8%). Os serviços apresentaram crescimento de 1,6%, resultado influenciado, principalmente, pelo aumento apurado no comércio (6,4%) e nas atividades imobiliárias (1,8%). A agropecuária, por sua vez, registrou variação de -6,6% frente ao período de julho a setembro de 2016, com destaque para o desempenho negativo da pecuária.
Apesar dos resultados fracos no trimestre, tudo indica que o PIB gaúcho deverá crescer marginalmente mais do que o Brasil em 2017. O Rio Grande do Sul iniciou seu processo de retomada antes da economia brasileira, influenciado principalmente pelo resultado da agropecuária. Para 2018, a expectativa é que o Rio Grande do Sul permaneça crescendo, mas em menor medida do que a economia nacional.
A economista-chefe do Sistema Fecomércio, Patrícia Palermo, destacou os principais acontecimentos da economia neste ano e projetou 2018.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.