Sábado, 15 de Fevereiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
35°
19°
20°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Bom Dia Líder

Um em cada cinco gaúchos é aposentado ou pensionista do INSS, aponta Ipea

12.12.2017 06h42  /  Postado por: upside

A participação de aposentados e pensionistas do INSS na população gaúcha disparou em 24 anos. De 1992 para 2015, essa parcela praticamente dobrou ao passar de 10,3% para 20,4% dos habitantes do Rio Grande do Sul, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O percentual é o maior do país e significa que, no Estado, uma em cada cinco pessoas recebem os benefícios. 

Publicado nesta segunda-feira (11), o estudo mostra que a participação de aposentados e pensionistas é superior à de idosos na população gaúcha, que eram 17,7% em 2015. Ou seja, o contingente de beneficiários se expandiu com a inclusão de pessoas com menos de 60 anos. 

Assim como no Rio Grande do Sul, o grupo de quem recebe benefícios também cresceu no país. De 1992 para 2015, o percentual de aposentados e pensionistas passou de 8,2% para 14,2%. Segundo o coordenador de Previdência do Ipea e um dos autores do estudo, Rogério Nagamine, o cenário sustenta a visão do governo federal de que o sistema precisa passar por reforma.

O levantamento utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorte de 1992 a 2015, diz Nagamine, ocorreu porque a metodologia usada pelo IBGE não sofreu alterações significativas durante o intervalo. 

Ao analisar a situação gaúcha, o coordenador menciona que o fato de o Rio Grande do Sul ter o maior percentual de idosos no país é um dos fatores que explicam o elevado nível de beneficiários. Os dados retirados da Pnad também apontam que a idade média dos aposentados no Estado passou de 64,6 para 66,6 anos no período pesquisado. 

Depois do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (18,4%) e Rio de Janeiro (16,1%) aparecem no ranking com as maiores participações de beneficiários.

Coordenador do Núcleo de Demografia e Previdência da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Pedro Zuanazzi considera que o resultado do estudo é “natural”. Para o especialista, o alto percentual de idosos na população gaúcha está relacionado a uma combinação de fatores.

— O Rio Grande do Sul tem uma das taxas de fecundidade mais baixas do país. A expectativa de vida é alta, mas o Estado perde muitos jovens para outras regiões. Isso faz com que a participação dos idosos cresça na população local — afirma.

Além de ressaltar a evolução do grupo de aposentados e pensionistas no país, o estudo do Ipea também aponta para a existência de “distorções” no sistema previdenciário. Uma delas seria o pagamento de aposentadorias maiores a pessoas mais jovens e com capacidade para seguir ativas no mercado de trabalho. 

Conforme o estudo, 79% da renda dos benefícios considerados precoces (mulheres de 46 a 54 anos e homens de 51 a 59 anos) fica com o grupo dos 30% mais ricos da população. O percentual diminui para 63,2% entre brasileiros com 70 anos ou mais. 

Nagamine afirma que o fenômeno está relacionado à inexistência de idade mínima para aposentadorias no regime geral do INSS. Hoje, é possível que homens busquem o benefício com 35 anos de contribuição e mulheres, com 30. A definição de idade mínima (65 anos para eles e 62 para elas) é uma das propostas do governo para a reforma da Previdência.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO