Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
40°
20°
23°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Bom Dia Líder

Veterinários são contra norma que retira exigência da GTA em eventos dentro do próprio município

06.12.2017 06h59  /  Postado por: upside

A Instrução Normativa 10/2017, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, que retira a exigência de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equinos que participarem de eventos em seus próprios municípios de origem, está sendo questionada pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). Na avaliação da entidade, mesmo que a exigência seja apenas para animais do mesmo município do evento, a medida é arriscada para a questão da sanidade dos animais no Estado.
Conforme o delegado do Simvet/RS, João Junior, a emissão da GTA também era uma forma de rastreamento de eventos equestres. O veterinário lembra ainda que sem o documento, não há como monitorar a circulação dos equinos nestas atividades.
Segundo a Instrução Normativa, os equídeos em trânsito a pé não vão precisar da GTA, e que a autorização e registro de eventos equestres, de acordo com a legislação e regulamento de eventos já editada, se dará quando houver participação de animais de outras regiões ou municípios transportados até o local do evento. 
João Júnior fala a respeito desta norma.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima. 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO