Faltando 30% dos salários de outubro, funcionários do Hospital de Soledade encerram greve
A greve do Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade, que já durava aproximadamente 26 dias, foi encerrada na tarde desta segunda feira, 06/11. A direção da casa de saúde efetuou o pagamento dos 30% restantes dos salários dos funcionários referentes a setembro, sendo que 70% destes equivalentes a outubro já deverão estar na conta dos funcionários até o início desta terça-feira, 07/11.
Segundo a tesoureira da instituição Telma Danassolo, a quitação restante dos 30% dos salários de outubro e férias de funcionários deverá ser normalizada, nesta terça-feira, 07/11.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Passo Fundo – Sindisaúde, Terezinha Perissinoto disse que mesmo sendo uma greve de um segmento que trabalha com vidas, houve o apoio da comunidade, desde a mobilização financeira, passando por alimentos para os funcionários e para o hospital. Ela agradeceu a população por compreender o movimento.
Sobre como fica a relação do Sindicato com a Direção do Hospital, a presidente disse entender que esta não fica estremecida, pois houve bom senso da entidade e da casa de saúde na compreensão dos pleitos dos trabalhadores.
Por fim, a presidente do Sindisaúde de Passo Fundo disse que a greve chamou a atenção da comunidade para a situação do hospital e que o sindicato irá monitorar possíveis represálias a funcionários que paralisaram suas atividades.
Ainda cabe ressaltar, que as irmãs soledadenses Gesorina e Marilia Vedi, doaram 5 vacas e um touro de raça para a casa de saúde, o que equivale a R$15.000,00. Os animais deverão ser utilizados em leilão que ocorrerá no próximo Rodeio Internacional de Soledade e o restante em almoço em beneficio ao hospital que ocorrerá em dezembro próximo. O piquete de greve que havia sido montado em frente a casa de saúde já foi desmontado.
Ouça no player acima o que disse a presidente do Sindisaúde.