Estado passa da 9ª para a 7ª posição no ranking de competitividade 2017

Líderes empresariais reforçaram, nesta segunda-feira (6), o apoio ao plano de modernização que o governo do Estado vem propondo para o Rio Grande do Sul sair da grave crise financeira.
Mais de cem líderes empresariais e políticos se reuniram durante o Seminário de Competitividade, em Porto Alegre, para debater o cenário econômico atual e, a partir daí, apontar os caminhos que podem gerar desenvolvimento ao estado e ao país. Fundado no Brasil em 2003, o LIDE reúne um grupo de empresários de vários países e trabalha para aproximar lideranças locais, regionais, nacionais e internacionais.
Na sequência, representantes do Centro de Liderança Pública apresentaram o Ranking de Competitividade 2017, levantamento feito pelo próprio centro em parceria com a Bovespa, Tendências Consultoria e The Economist Intelligence Unit. O trabalho é desenvolvido desde 2014 e leva em consideração 66 indicadores, como segurança pública, saúde, educação, solidez fiscal e sustentabilidade social. O Rio Grande do Sul subiu duas posições no ranking em 2017, passando do nono para o sétimo lugar. O Estado ficou em primeiro lugar no quesito eficiência da máquina pública, do mesmo ranking de competitividade, e ainda recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade por causa da Sala do Investidor. Desde 2015, a iniciativa já concluiu 50 projetos de empreendedores do RS, totalizando quase R$ 4 bilhões de investimentos.
O governador José Ivo Sartori participou do encontro do LIDE RS. Sartori comentou sobre o resultado, a competitividade e a atração de investimentos.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.