Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
17°
14°
15°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Super Parada
Ao Vivo: Super Parada
Bom Dia Líder

Ministério da Agricultura vai suspender importação de leite do Uruguai para averiguações

Ministério da Agricultura vai suspender importação de leite do Uruguai para averiguações
11.10.2017 06h40  /  Postado por: upside

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve suspender a importação de leite e derivados do Uruguai, para que seja investigada a entrada do produto no Brasil. A informação é do ministro adjunto Eumar Novacki. O pedido de investigação foi reiterado, nesta terça-feira (10), pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, durante visita a Brasília.O documento, assinado também pela  Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), solicita ao Ministério a verificação de uma possível triangulação na importação de leite e derivados do Uruguai. A suspeita de irregularidade surgiu a partir de dados sobre o volume exportado para o Brasil e o consumo interno. A soma supera em mais de 50 milhões de litros a produção total do país vizinho.”Conseguimos com que o governo federal se mostrasse sensível a esse problema e verifique se está ocorrendo algo de errado, pois a situação dos produtores de leite do Estado já é bastante difícil”, disse o secretário Ernani Polo.O mesmo pedido foi protocolado no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Aquisição de leite
Com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a comitiva gaúcha tratou das aquisições de leite UHT e em pó, pelo governo federal. O ministro afirmou que será feito um estudo sobre a disponibilidade de recursos para a compra.
Status sanitário
O secretário Ernani Polo também protocolou, no Mapa, o pedido de auditoria para avaliar as condições de defesa agropecuária do Rio Grande do Sul. O objetivo é verificar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, para que o Rio Grande do Sul possa avançar em seu status sanitário. Ainda na área de sanidade, o secretário entregou ofício solicitando soluções para a falta de antígenos para teste de brucelose e tuberculose.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO