Coprel intensifica trabalhos para recuperar energia elétrica em municípios atingidos pelo temporal
Neste domingo (1º/10), um forte temporal atingiu toda a área de atuação da Coprel. Foram registrados grandes volumes de chuvas e ventos fortes de 120 km/h, ocasionando a queda de árvores e galhos sobre a rede, queda de postes, faltas de energia ocasionadas por raios e defeitos gerais. Para se ter uma ideia do poder de destruição do temporal que atingiu a região, ventos com a velocidade de 120 km/h equivalem a força de um furação de categoria 1.
Os municípios mais atingidos foram: Cruz Alta, Tupanciretã, Jari, Joia, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Panambi, Condor e Ibirubá. As equipes da cooperativa localizaram 305 postes caídos, mas a expectativa é de que este número aumente, visto que ainda há redes danificadas cujos estragos não foram contabilizadas oficialmente.
Duas torres de comunicação de rádio e telefonia da Coprel, uma em Tupanciretã e outra em Cruz Alta, foram atingidas pelos ventos e estão inoperantes. Muitas ocorrências de falta de energia já foram atendidas nesta segunda-feira, principalmente nas redes troncais, que atendem a maior parte dos cooperantes. Ainda não há previsão de reconstrução total das redes. Até o momento, a Coprel está com 288 ocorrências de falta de energia, totalizando 2.000 cooperantes sem energia, principalmente nos municípios de Cruz Alta, Tupanciretã, Joia, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí e Lagoão.
Toda a estrutura de eletricistas, equipes de construção de redes, centro de operações e Discoprel estão trabalhando para restabelecer o sistema elétrico, no menor tempo possível. São 45 equipes de eletricistas e também 17 equipes de construção de redes, sendo 4 equipes de outras cooperativas de regiões que não foram atingidas pelo temporal.
A Coprel orienta que os cooperantes informem as faltas de energia pelo Discoprel nos fones 116, 0800 51 3196 e 0800 701 3196. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
Também é importante que os cooperantes comuniquem ao Discoprel informações que auxiliem no trabalho das equipes, como a existências de árvores sobre a rede de energia, postes caídos ou cabos rompidos. O atendimento é priorizado nas situações de risco de vida, como cabos caídos, postes quebrados e árvores sobre a rede de energia.
É fundamental que as pessoas não se aproximem de situações de risco, e se possível, isolem o local para evitar a aproximação de pessoas e animais.
Ouça no player acima a reportagem de Bianca Míssio com Herton Azzolin, facilitador da unidade de energia da Coprel.