Urgência e Emergência no Hospital são atendidos pelo estado do paciente e não por ordem de chegada
Os atendimentos a urgências e emergências, no Hospital Notre Dame São Sebastião, são ordenados por sistema de acolhimento com classificação de risco, como preconizam a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde.
Por isso, têm prioridade os pacientes que apresentam sintomas mais graves – condição verificada por meio de triagem realizada por enfermeiro. Após ela, de acordo com o protocolo adotado pela instituição – o Sistema Manchester de Classificação de Risco -, aqueles que ingressam na casa de saúde são identificados por cores que remetem às prioridades clínicas, de forma objetiva e sistematizada. Emergência, Urgência, Pouco Urgente e Não Urgente, de acordo com as cores, vermelho, amarelo, verde e azul, definidas pelo protocolo.
A enfermeira da casa de saúde, Cristina Caponi da Cunha fala com detalhes sobre o assunto, destacando como funciona o atendimento verificado por meio de triagem.
Por fim, ela destaca que o protocolo de Manchester é seguido pela instituição a mais de dois anos, e no entanto, os pacientes são atendidos pela gravidade de seu estado e não de acordo com seu horário de chegada.
Ouça no player acima.