Primeiros comandante-geral e subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros são empossados
O coronel Cleber Valinodo Pereira tomou posse como primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) após desvinculação da Brigada Militar (BM). Durante a solenidade, também foi empossado o subcomandante-geral da corporação, o coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes da Brigada Militar, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Em 2014, a Assembleia Legislativa aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) definindo a separação das corporações. As votações, unânimes, ocorreram nos dias 3 e 17 de junho. A partir de então, três Projetos de Lei Complementar (PLC) foram elaborados. No entanto, o primeiro projeto só foi aprovado em julho de 2016. O texto definiu a organização básica da corporação e a possibilidade de firmar convênios com entidades e municípios.
Os dois últimos projetos que autorizaram a separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar foram aprovados pela Assembleia Legislativa em julho deste ano. Os textos definiram regras de transição e a fixação do efetivo após o desmembramento. Mesmo após a separação, a estrutura hierárquica segue com as mesmas patentes da BM.
Atualmente, uma comissão transitória está encarregada de trabalhar na criação de uma nova unidade orçamentária, no levantamento de patrimônio e na definição do novo efetivo. Os trabalhos devem ser finalizados até janeiro de 2018. Nesse período, oficiais e praças poderão optar entre o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar.
O CBMRS completou, em 1º de março, 122 anos de criação. Hoje, a corporação tem 12 batalhões, sediados em Porto Alegre, São Leopoldo, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Canoas, Tramandaí, Santana do Livramento, Santo Ângelo e Ijuí.
O novo comandante-geral reforçou que a separação vai qualificar o trabalho da corporação.
Ouça o que ele disse no player acima.