Multivacinação mobiliza postos de saúde a partir de segunda-feira
A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos ocorre a partir de segunda-feira, em todo o Brasil. A força-tarefa mobiliza equipes de saúde básica até 22 de setembro, contando, ainda, com um Dia D de Mobilização Nacional.
Em Porto Alegre, a rede municipal oferece os imunobiológicos em todas as salas de vacina, com exceção da BCG, que é feita em unidades-referência. Postos de saúde que abrem até as 22h, de segunda a sexta – US São Carlos e Centro de Saúde Modelo -, também vão vacinar depois do fim da tarde. Nos demais, o atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Esse também deve ser o horário de imunização no Dia D, que ocorre no sábado, 16.
A multivacinação é uma estratégia no Ministério da Saúde adotada desde 2012. A intenção é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, a fim de atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de acordo com o Calendário Nacional, que dispõe de 14 doses. A lista abrange a BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela, DTP, Hepatite A, Varicela – e seis para os adolescentes (hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada, HPV). Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa e, indígenas adolescentes, vacina contra varicela.
É fundamental que a caderneta de vacinação seja levada à unidade de saúde, o que permite a avaliação da situação de cada criança ou adolescente. A atualização do esquema vacinal também serve para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil (diarreia por rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétano neonatal e acidental, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, HPV).