Governo do RS lança Plano Estadual de Saneamento
O Plano Estadual de Saneamento do Rio Grande do Sul (Planesan-RS) vai estabelecer as diretrizes e as ações prioritárias para o saneamento em todo o estado, levando em consideração a realidade e as peculiaridades de cada região. O plano, coordenado pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), foi lançado nesta segunda-feira (4), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori. Um site oficial também reúne informações e colhe sugestões da população para auxiliar na formulação do projeto.
O trabalho será desenvolvido ao longo de dois anos e abrange os quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. O Plano será dividido pelas 25 bacias hidrográficas para identificar as regiões mais críticas e a necessidade de investimentos em cada área a partir de estudos técnicos e de consulta à população. A elaboração do Plano, de autoria da consultoria Concremat, é acompanhada por um Grupo de Trabalho e pelo Conselho Estadual de Saneamento.
O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, disse o que é o Plano Estadual de Saneamento. Destacou que serão realizadas 15 audiências públicas para definição das obras que serão realizadas nos quatro eixos do setor de saneamento.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.