Multivacinação de Adolescentes no RS vai até esta sexta-feira 25 de agosto
![Multivacinação de Adolescentes no RS vai até esta sexta-feira 25 de agosto](https://lider.noticias.upside.rs/wp-content/uploads/sites/11/2017/11/16495.jpg)
Foi lançada nesta segunda-feira, (21), a Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes. As ações serão realizadas até esta sexta-feira, 25 de agosto, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Secretaria Estadual da Educação. Serão ministradas as vacinas contra o HPV, Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR e Meningocócica C, previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Com relação à vacina contra o HPV, serão imunizados meninos de 11 a menores de 15 anos e meninas de 9 a menores de 15 anos, com duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 6 meses depois da primeira.
A novidade é que o Ministério da Saúde anunciou a ampliação, de forma excepcional, que nos meses de agosto e setembro, jovens adultos de 15 a 26 anos também recebam a vacina contra o HPV que será aplicada em três doses.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que o principal objetivo é colocar em dia a vacinação dos adolescentes. Segundo ele, a meta é vacinar cerca de 600 mil jovens e adolescentes até o final deste ano no Rio Grande no Sul.
Gabbardo garantiu que a vacina contra o HPV é segura e só não é recomendável para gestantes.
Ouça no player acima.