Segunda-feira, 24 de Março de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
32°
19°
22°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Agricultor que precisar comprovar atividade junto ao INSS não passará mais por entrevista

Agricultor que precisar comprovar atividade junto ao INSS não passará mais por entrevista
18.08.2017 07h16  /  Postado por: upside

Nesta quinta-feira, 18, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso,  dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Salto do Jacuí que fazem parte da jurisdição da agência regional do INSS de Espumoso participaram de uma capacitação com técnicos da autarquia.
O Instituto recentemente alterou o fluxo e procedimentos para o reconhecimento de direito dos trabalhadores rurais, que são os segurados especiais.  A mais importante é o fim da entrevista rural, onde eram tomados depoimentos do segurado e testemunhas. A mesma foi, substituída  pela Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), prova plena, como explica o servidor técnico do INSS em Espumoso, Henrique Dallago.
O servidor do INSS alerta que a relação com o órgão passa a ser mais formal e que o documento que comprovará a atividade rural do produtor conterá vários quesitos que precisam ser preenchidos. Ele lembrou ainda que as informações devem ser precisas, sob pena de responderem processo.                     
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos Borges, Artêmio Winck disse que a mudança vem de encontro ao INSS entender que o direito dos produtores aos seus benefícios é algo que precisa ficar ainda mais claro.
Ouça no player acima a reportagem de Fernando Schnidt.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO