Agricultor que precisar comprovar atividade junto ao INSS não passará mais por entrevista

Nesta quinta-feira, 18, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso, dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Salto do Jacuí que fazem parte da jurisdição da agência regional do INSS de Espumoso participaram de uma capacitação com técnicos da autarquia.
O Instituto recentemente alterou o fluxo e procedimentos para o reconhecimento de direito dos trabalhadores rurais, que são os segurados especiais. A mais importante é o fim da entrevista rural, onde eram tomados depoimentos do segurado e testemunhas. A mesma foi, substituída pela Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), prova plena, como explica o servidor técnico do INSS em Espumoso, Henrique Dallago.
O servidor do INSS alerta que a relação com o órgão passa a ser mais formal e que o documento que comprovará a atividade rural do produtor conterá vários quesitos que precisam ser preenchidos. Ele lembrou ainda que as informações devem ser precisas, sob pena de responderem processo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos Borges, Artêmio Winck disse que a mudança vem de encontro ao INSS entender que o direito dos produtores aos seus benefícios é algo que precisa ficar ainda mais claro.
Ouça no player acima a reportagem de Fernando Schnidt.