Almanaque, o Dia na História com Luciano Costa
O dia 8 de julho na História
Dia do Padeiro
1621 – Nasceu o francês Jean de La Fontaine, autor das fábulas “A Lebre e a Tartaruga” e o “Lobo e o Cordeiro”.
1920 – O revolucionário mexicano Pancho Villa se rendeu ao governo do país. Passou a receber uma aposentadoria vitalícia e foi viver em um rancho no interior.
1999 – Morreu o poeta gaúcho Jayme Caetano Braun. “El Payador” nasceu em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões. Muitos de seus poemas viraram livros. O primeiro, Galpão de Estância, foi publicado há 60 anos e trazia versos de temática campeira, dedicados a objetos do universo do homem da Campanha: relhos, chilenas, laços e carretas. Entre as estrofes mais declamadas pelos poetas regionalistas do país inteiro destacam-se “Tio Anastácio”, “Bochincho” e “Galo de Rinha”.
2002 – Morreu o músico e poeta popular Patativa do Assaré. Ele foi o autor da letra de “A Triste Partida”, música gravada por Luiz Gonzaga.
2014 – A maior derrota da história do futebol brasileiro. Jogando no estádio Mineirão, o Brasil perdeu por 7×1 para a Alemanha. A partida era válida pela semifinal da Copa do Mundo. O time sofreu quatro gols em seis minutos. A partida também marcou o recorde do atacante Klose, que se transformou no maior goleador da história dos mundiais./ Ele fez seu 16º gol, superando o brasileiro Ronaldo.
1947 – Nasceu o cantor Moraes Moreira, autor das músicas “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira” e “Preta, Pretinha”.