Almanaque, o Dia na História com Fernando Zanuzo
O dia 30 de junho na História
Dia do Caminhoneiro
1928 – Morreu Landell de Moura, pioneiro na transmissão da voz humana em um aparelho sem fio. O padre gaúcho é considerado o pai do rádio.
1953 – Morreu Charles Miller, responsável por introduzir a prática do futebol no Brasil.
1980 – O papa João Paulo ll visitou o Brasil pela primeira vez. Ele esteve em 13 cidades, incluindo Porto Alegre.
1994 – Diego Maradona foi expulso da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Ele foi flagrado no exame antidoping da partida Argentina x Nigéria, que aconteceu cinco dias antes. Maradona consumiu cinco substâncias proibidas. Sem o craque, a Argentina foi eliminada nas oitavas-de-final pela Romênia.
2002 – Morreu, aos 92 anos, o médium e líder espírita Chico Xavier.
2002 – Há 15 anos o Brasil tornou-se pentacampeão do mundo ao vencer a Alemanha por 2 a 0.
2014 – Foi realizada a última partida da Copa do Mundo em Porto Alegre. A Alemanha venceu a Argélia por 2×1 na prorrogação. O confronto era válido pelas oitavas de final. Além deste jogo, o Estádio Beira-Rio recebeu outras quatro partidas no mundial: França x Honduras, Austrália x Holanda, Argélia x Coréia do Sul e Argentina x Nigéria.
1988 – Morreu Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”. O apresentador de TV, conhecido como Velho Guerreiro, foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Criou os bordões: “Eu vim para confundir, não para explicar.” e “Quem não se comunica se trumbica.” Trabalhou na TV Tupi, TV Rio, Bandeirantes e, por fim, na TV Globo, onde comandou o programa “Cassino do Chacrinha”.