O dia 27 de junho na História
Dia Nacional do Progresso
1908 – Nasceu o escritor Guimarães Rosa. Os contos e romances do autor são ambientados, em sua maioria, no sertão brasileiro. É o caso do livro “Grande Sertão: Veredas”, escrito em 1956.
1937 – Nasceu o jornalista Vladimir Herzog. Diretor de jornalismo da TV Cultura, Herzog virou um símbolo da luta contra a Ditadura, após ser morto em 1975 nos porões do DOI-CODI, órgão de repressão dos militares.
1970 – Leonel Brizola, Luís Carlos Prestes, Lincoln Cordeiro e Maurício Grabois foram condenados a 10 anos de prisão por tentarem reorganizar o Partido Comunista Brasileiro.
1972 – Fundada a empresa de jogos ATARI, uma das principais responsáveis pela popularização dos videogames no mundo.
1999 – O Juventude conquistou a Copa do Brasil. Na final, o time da serra gaúcha encarou o Botafogo, em um Maracanã com 100 mil pessoas. A partida terminou 0x0, dando o título ao Juventude, que fez 2×1 na primeira partida.
2006 – Há 10 anos, Ronaldo Nazário se tornou o maior artilheiro em Copas do Mundo, ao marcar contra Gana, no torneio disputado na Alemanha. O feito foi igualado em 21 de junho de 2014, pelo atacante alemão Miroslav Klose. Curiosamente, Klose marcou contra o mesmo adversário de Ronaldo: a Seleção de Gana.
Ouça no player acima.