Bento Gonçalves e Passo Fundo apresentam exemplos de sucesso na administração pública na Federasul
Parcerias com a iniciativa privada, equipes técnicas qualificadas e gestão eficiente dos parcos recursos públicos são alguns dos fatores que levam os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), e Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), a conseguirem tocar adiante os projetos da administração municipal mesmo em um cenário de crise econômica e política. Nesta quarta-feira, 14, na reunião-almoço da Federasul, eles abordaram o novo papel das Prefeituras no atual momento.
“Ao poder público não cabe executar, mas fiscalizar. Precisamos aprender a contratar, fiscalizar e cobrar”, disse Pasin durante o debate que teve também a participação da jornalista do grupo RBS, Rosane de Oliveira. Já o prefeito de Passo Fundo citou a profissionalização da gestão e o estabelecimento de metas como premissas fundamentais para “fazer acontecer” na administração municipal. O prefeito de Bento Gonçalves afirmou ainda que o tempo que os prefeitos gastam “chorando” pela falta de recursos tem de ser melhor aproveitado em busca de alternativas para superar as dificuldades.
No caso de Bento Gonçalves, o município é um dos cinco do País que instituiu o selo de qualidade ISO na administração. Além disso, Pasin relatou que foi adotado um sistema integrado de gestão e de combate às despesas e ao desperdício para sobrar mais recursos para investimento. “É preciso governar para fora da Prefeitura e não para dentro. A maioria que está lá fora é que sustenta a minoria que está dentro”, ensinou o prefeito de Passo Fundo. Pasin e Azevedo estão em seu segundo mandato e contam com maioria nas respectivas Câmara de Vereadores.
Os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e de Passo Fundo, Luciano Azevedo, falaram das razões do bom desempenho das suas administrações.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.