Tio Hugo, recebeu nesta quinta-feira 1º, o encontro do programa de interiorização Famurs pelo Rio Grande 2017. Promovido em parceria com o Tribunal de Contas (TCE), os eventos foram realizados também em Ijuí e Santa Bárbara do Sul . Prefeitos e demais gestores municipais, participaram das reuniões no Planalto Médio, Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. O programa conta com o patrocínio do Banrisul.
Entre as iniciativas políticas estão o trabalho da entidade pela construção das creches e abertura das UPAs, pelo pagamento dos repasses estaduais em atraso na área da saúde, a conquista dos recursos da repatriação e o estabelecimento de uma boa relação com o TCE.
Nossa reportagem acompanhou o evento e conversou com o diretor geral da Famurs, José Scorssatto, que avaliou a interiorização e destacou as conquistas reivindicadas pela entidade e obtidas pelos municípios como aumento do Fundo de Participação dos Municípios, do ICMS e da derrubada do veto à cobrança do ISS dos cartões de crédito que passa a ir para a cidade onde o serviço é feito.
Representando o presidente da Famurs, o vice-presidente Marcelo Schreinert, ressaltou que a interiorização é uma oportunidade para a direção da entidade prestar contas do trabalho realizado no último ano. O dirigente fez um alerta sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais principalmente na execução de contribuintes em dívida ativa no IPTU.
O superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, o ex-prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, falou da satisfação de ter o projeto da interiorização, sugestão dada por ele à diretoria da Federação, concretizada.
Ouça o que disseram os três no player acima.