Aberta oficialmente a Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios
Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (16/05) a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).Consolidado como o maior evento político em número de autoridades do mundo, a Marcha deverá reunir mais de quatro mil participantes, além de autoridades e representantes dos três Poderes.
Durante a abertura, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski disse que, apesar das “diferenças ideológicas e partidárias”, a entidade apoia a reforma previdenciária. Durante discurso feito na abertura da 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Ziulkoski criticou a criação de leis no país que aumentam as atribuições dos municípios sem que disponibilizem recursos para sua execução.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, comentou que historicamente há um método de concentração de receitas na União, onerando os municípios.
O Senador Cassio Cunha Lima, vice-presidente do Senado Federal, disse que a discussão sobre pacto federativo, demanda antiga das administrações municipais, passa essencialmente por uma reforma tributária.
O presidente Michel Temer assinou, a medida provisória que prevê o parcelamento de débitos relativos a contribuições previdenciários dos estados, Distrito Federal e municípios. Em seu discurso, Temer voltou a defender que é necessário mudar a “cultura centralizadora” que existe desde a época do descobrimento. Segundo ele, é com o objetivo de mudar essa centralização que seu governo atua em parceria com o Poder Legislativo.
Ouça o resumo dos discursos na reportagem de Tanisa Moura