Secretário da Agricultura otimista com a edição da Fenasul/Expoleite
Foi com a marca da renovação que a Fenasul/Expoleite teve seu lançamento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, nesta segunda-feira (8), em ato que contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. A 13ª edição da Fenasul e a 40ª edição da Expoleite, que segue apresentando o melhor da produção leiteira gaúcha e dos seus derivados, ocorre de 24 e 28 deste mês, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Para a organização da feira, foi criada uma comissão executiva, coordenada pela Federação da Agricultura do RS (Farsul). Neste ano, a programação inclui também exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado também o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows.
A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; Prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O secretário Ernani Polo definiu a Fenasul/ Expoleite como um “aquecimento” para a Expointer – que chega à 40ª edição neste ano. Segundo ele, as mudanças vêm para destacar o leite e sua produção, oferecendo mais atrações para que o público se faça presente.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.