Rádios Planetário de Espumoso e Soledade estão entre as 33 rádios AM que migrarão para o FM
Na manhã desta segunda-feira 8, foram assinados no Palácio Piratini os termos aditivos que autorizam a mudança de 33 rádios AM para o FM no RS. O ato foi conduzido pelo governador José Ivo Sartori, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e os presidentes da Abert, Paulo Tonet Camargo e da Agert, Roberto Cervo Melão.
Segundo o Ministério, das 10 mil rádios de amplitude modulada de todo país, 1.700 aproximadamente já estão habilitadas e gradualmente as homologações estão sendo feitas, sendo adotada a assinatura dos convênios por Estado para que os pedidos de migração represados sejam atendidos.
Na região, as primeiras AM´s a migrarem para o FM serão as rádios Planetário 1290 de Espumoso, que existe desde 1979 e Soledade 1550 khz, fundada em 2004, ambas integrantes da Rede Líder de rádios. O diretor, Remo Faccioni representou as emissoras no ato. A Rádio Cristal de Soledade, pertencente à fundação educativa Nordeste também passará pelo processo.
Para o ministro Gilberto Kassab, esta é uma nova fase da radiodifusão. Segundo a Agert, a abrangência do AM já não é a mesma e está perdendo aderência. Para o presidente, Roberto Cervo (Melão), este é um novo momento para o rádio gaúcho e que também é de agradecimento ao governador pelo seu empenho.
O repórter Eduardo Leães da Rádio Agert conversa com o presidente da Agert e o Ministro Kassab.
Ouça no player acima.