Sala de depoimento especial é inaugurada no fórum da comarca de Soledade
A Comarca de Soledade já conta com uma sala de depoimento especial. O espaço consiste em uma das principais ferramentas de trabalho para operadores do direito que atuam em casos de violência contra crianças e adolescentes e foi inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (03/04) junto ao fórum local, na presença de magistrados, promotores, advogados, servidores da justiça e autoridades locais.
O Depoimento Especial assegura à criança e ao adolescente vítima de violência o direito de ser ouvido em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaços físicos que garantam sua privacidade como comenta o diretor do foro da comarca, juiz Cláudio Aviotti Viegas.
Ele destaca que o investimento do Tribunal de Justiça é de cerca de R$ 60 mil para que a sala fosse equipada. Além de servir à Comarca de Soledade, ela poderá ser usada por outras comarcas para os depoimentos especiais e futuramente para vídeo conferências referentes a todos os processos em que é necessária a inquirição de testemunhas, procedimento que até então é feito através das chamadas “cartas precatórias”.
A juíza Karen Louise Vilanova Batista de Souza Pinheiro também comemora a implantação da sala. A magistrada desde 2004 já se utiliza das salas de depoimentos sendo que em sua atuação em Soledade, desde 2008, desloca vítimas para a sala de depoimento especial de Passo Fundo, sendo que agora isso poderá ser feito aqui em Soledade.
Ouça no player acima.