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Coordenador da Famurs diz que região tem de ficar atenta quanto à modelo de pedágio da BR 386

José Odair Scorssatto foi abordado por nossa reportagem na última semana e avaliou o processo que discute a concessão do trecho da BR 386 entre Carazinho e São José do Herval para a iniciativa privada. 
O projeto da Rodovia de Integração, que engloba várias estradas além da 386 prevê  a exploração por 30 anos, com investimentos na ordem de R$ 7,9 bilhões, tendo um custo operacional de R$ 5,31 bilhões.  Seriam 220 quilômetros de duplicação, com investimentos somente após o 12º ano, além de diversas melhorias como pontes e passarelas.  Das sete Praças de Pedágios a serem implantadas, duas delas seriam na região, uma no Km 260 (Fontoura Xavier), com valor de R$ 8,40, e outra no Km 226 (Mormaço), com tarifa de R$ 7,60.
No último  dia 31 de março findou o período de contribuições públicas, sendo que em maio está previsto ajustes nas minutas de edital e contrato dos estudos de viabilidade e publicação do relatório da audiência pública e a aprovação do Plano de Outorga pelo Ministério.
Scorssatto frisou que a região não concorda com este modelo e precisa estar, juntamente com suas entidades mobilizadas quanto ao que o Governo Federal, através da ANTT vai propor para melhorar a rodovia.
Nesta segunda-feira, a Famurs discute uma determinação do Governo Estadual que propõe que hospitais de cidades que realizem menos de 200 partos por ano não os façam mais, o que causaria transtorno aos municípios, destaca Scorssatto.
Por fim, o coordenador da Farmurs avalia o processo de discussão do Fórum RS 2030, o qual prevê um levantamento mais preciso da situação dos municípios a partir de reuniões locais, como a realizada no mês de março em Espumoso.
Ouça no player acima o que disse o político.

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