Durante encontro regional em Espumoso PDT reafirma disposição de sair do governo Sartori
Na tarde de sábado, 1º, na Câmara de Vereadores de Espumoso, a coordenadoria regional do Partido Democrático Trabalhista esteve reunida com filiados e simpatizantes de 10 municípios.O presidente estadual do PDT, Pompeo de Matos, e a vice-presidente nacional, Miguelina Vequi, representaram as respectivas executivas.
O PDT já realizou encontros em outras partes do estado e o rompimento com o governo Sartori e a determinação de votar contra a reforma da Previdência tem sido aprovadas por unanimidade pelos presentes. Como pré-candidato a candidato ao Governo Estadual em 2018, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge é o nome que tem sido apresentado. Em nível nacional, Ciro Gomes é o nome para a Presidência da República e pelo senado no RS, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati é a alternativa levada pelos trabalhistas.
O deputado estadual Gilmar Sossella disse que com exceção do PT, outros partidos serão procurados para fazer alianças a começar pela candidatura ao Governo do RS no ano que vem.
Carlos Vilmar de Brum, coordenador regional do PDT, entende que o contato com as bases é o canal adequado para discutir o futuro da sigla.
O deputado federal do PDT, Afonso Motta, defende que ao sair do governo do estado a sigla não pode fazer oposição apenas para ser contra mas atuar de forma responsável.
Eduardo Loureiro, deputado estadual, disse que o objetivo de a sigla ter candidato próprio ao governo do RS é propor um projeto de um Rio Grande do Sul mais eficiente.
Ouça no player acima a reportagem de Fernando Schmidt.