Sossella sugere reduzir lucratividade de concessionária em edital das BRs no RS

Líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gilmar Sossella destacou na tribuna, nesta terça-feira (21), a mobilização gaúcha que fez com que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizasse três encontros no Estado para discutir a concessão da BR 386 entre Carazinho e Porto Alegre.
O parlamentar apresentou comparativos entre a tarifa proposta pelo governo federal e os valores cobrados nas concessões ocorridas no país em 2013 e 2014. De acordo com ele, a mesma ANTT fez 21 concessões em mais 9 mil quilômetros de BRs e o valor do pedágio está em valores médios na faixa de R$ 3 a R$ 4, muito abaixo do que está previsto para o Rio Grande do Sul.
Uma das sugestões é que o governo reduza, no projeto, a lucratividade das concessionárias. Outra sugestão do deputado é que o governo federal também possa oferecer financiamento por meio do BNDES. Nas concessões anteriores, a instituição pública financiou até 70% do empreendimento corrigido pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 2% ao ano.
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