Reunião da Câmara Setorial do Arroz marca o início da abertura da colheita

Na manhã desta quinta-feira (16). No local, foi realizada a reunião da Câmara Nacional Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontro integra a programação da 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A reunião contou com a presença de quase 100 pessoas entre membros da Câmara, produtores e público interessado. O secretário adjunto da Seapi, André Petry, esteve representando o secretário estadual da agricultura, pecuária e irrigação, deputado Ernani Polo. Representantes da cadeia produtiva apresentaram a situação dos arrozeiros e as perspectivas de produção nesta fase que a colheita será aberta.
Na reunião, foram tratados temas como as Normas Técnicas Específicas (NTE) para a cultura do arroz, a Produção Integrada na Cadeia Produtiva do Arroz – dificuldades e gargalos –, o registro de defensivos agrícolas para o controle de caramujo e do capim-arroz, conjuntura do setor, pleitos para o Plano Safra 2017/2018, entre outros assuntos. A reunião acontece normalmente em Brasília, porém, a abertura da colheita apareceu como uma excelente oportunidade para a realização do encontro, por ser considerada o maior debate setorial da produção e suprimento do arroz, reunindo diversas autoridades, pesquisadores, agrônomos, técnicos, especialistas e produtores.
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, analisou os resultados da reunião da Câmara Setorial do Arroz. Ele destacou a preocupação dos produtores com a renda. Disse do empenho da entidade para exportar o grão para o México.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert
Ouça no player acima