Secretário da Segurança anuncia funcionamento de dois novos presídios em julho
Nos próximos dias os frequentadores do Parque Farroupilha, a Redenção, localizada na região central de Porto Alegre, vão ganhar reforço na segurança. Uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, Exército Brasileiro e Prefeitura da Capital para tentar coibir a criminalidade começa a ser detalhada nesta quarta-feira (23). A experiência já obteve êxito na zona sul, segundo informou o secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, no “Tá na Mesa” da Federasul, ao adiantar que a medida deve ser multiplicada para as demais regiões do Estado com a intenção de garantir a lei e manter a ordem.
Os militares ainda estão sendo mobilizados para a recuperação do Instituto Penal Feminino, na zona leste de Porto Alegre, que até o final do ano deve estar adaptado para servir como Centro de Triagem com capacidade para abrigar 96 presos. “No mesmo local, uma outra estrutura com a mesma finalidade vai ser construída no prazo de 180 dias.
O número total de presidiários no RS está em torno de 35 mil e para garantir novas estruturas alguns itens básicos como sistema de esgoto e acesso dos Presídios de Canoas e de Guaíba estão sendo organizados para receber a população a partir de julho de 2017.
Pacote de Medidas
Ao final do “Tá na Mesa”, o secretário da Segurança dividiu o palco com a presidente da Federasul, Simone Leite e com o secretário Geral de Governo, Carlos Burigo e reafirmou a coragem do governador José Ivo Sartori em encaminhar o Pacote de Medidas para a Assembleia Legislativa do RS
O repórter Eduardo Leães, da Rádio Agert ouviu ao final o secretário.
Ouça no player acima.