Deputado Alceu Moreira preside a nova CPI da Funai e do Incra
A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados destinada a investigar denúncias de irregularidades na demarcação de terras indígenas e quilombolas elegeu no início deste mês o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) como presidente do colegiado e para vice-presidentes os deputados Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Mandeta (DEM-MS) e Nelson Marquezelli (PTB-SP). A relatoria vai ficar com o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).
A CPI vai investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nas demarcações de terras. Outra CPI com a mesma finalidade tinha sido criada em novembro do ano passado e funcionou até o dia 17 de agosto. Nesse período, a comissão não conseguiu concluir os trabalhos e sequer aprovou um relatório final.
Os integrantes do colegiado chegaram a pedir a prorrogação dos trabalhos, mas não conseguiram a e a comissão foi encerrada. Alceu Moreira traz mais detalhes quanto ao trabalho a ser feito pela nova CPI.
Um dos primeiros passos será o novo pedido para a quebra de sigilo bancário de algumas entidades, é o que relata o parlamentar.
Ouça no player acima.