Presidente da Emater destaca importância da produção de energia para o interior
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão. Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição.
No interior, boas experiências baixaram a conta de luz em 99%, como enfatiza o presidente da Emater, Clair Kuhn, que conversou com nossa reportagem.
O programa RS energias mais renováveis, coordenado pela Secretaria de Minas e Energia proporciona o desenvolvimento do setor elétrico regional, através do incentivo às fontes renováveis aqui existentes, visando à diversificação da matriz elétrica e a autonomia energética. O presidente da Emater destaca que o preço dos painéis solares caiu de forma significativa a partir da busca de parcerias.
O presidente da Emater revelou como estão as tratativas para a manutenção da filantropia da instituição e encerra informando que a cada um real investido pela Emater, o retorno é sete vezes maior para os municípios gaúchos.
Ouça no player acima.