Inicia a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no RS
Desde a última terça-feira, 1º de novembro, a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no País foi iniciada. A expectativa é que sejam vacinados 150 milhões de animais até o final dessa fase, que vai até o dia 30 do mesmo mês. No Estado do Rio Grande do Sul, serão cerca de 5 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses.
A médica veterinária do programa de erradicação da febre aftosa no RS, Graziane Rigon destaca sobre a campanha. Ela afirma que esta etapa será diferente, uma vez que não houve compra de vacinas no ano de 2016.
Em maio, as doses trabalhadas foram as que estavam ainda em estoque, que foram distribuídas entre os produtores que se enquadravam no Pronaf e que possuíam até 10 animais. Os produtores devem buscar as agropecuárias cadastradas com o Estado e comprar sua vacina, conforme explica a médica veterinária.
Na oportunidade, Graziane ressalta a importância da comprovação da imunização do gado na Inspetoria Veterinária. Ela encerra alertando que mesmo os produtores que não tenham animais a serem vacinados devem atualizar suas informações junto às inspetorias veterinárias. Ela também enfatiza acerca das penalidades previstas tanto para quem não informar quanto para quem deixar de vacinar.
Ouça no player acima.