Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
24°
20°
20°C
Espumoso/RS
Chuva
No ar: Bom Dia Líder
Ao Vivo: Bom Dia Líder
Bom Dia Líder

Excesso do produto preocupa produtores de trigo no início da colheita

Excesso do produto preocupa produtores de trigo no início da colheita
14.10.2016 06h47  /  Postado por: upside

A colheita da safra 2016 do trigo gaúcho iniciou  com uma grande apreensão entre os produtores. O motivo é o excesso do cereal no mercado mundial, proveniente principalmente de países tradicionais em exportação de trigo como a Argentina, que deve colher 14 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul deve colher cerca de 2,2 milhões de toneladas, segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Depois de enfrentar frustração de safra em 2014 e 2015, o Estado deve registrar neste ano uma produção normal, sem grandes volumes, já que a falta de chuva durante o inverno em algumas regiões pode ter reduzido a produtividade, mas não comprometeu a qualidade do trigo. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, fala sobre esta nova realidade.
Existe um bom potencial para o trigo e a expectativa é de um excedente entre 1,2 milhão e 1,5 milhão de toneladas. Paulo Pires destaca que uma das alternativas para comercializar esta produção a maior que o Estado terá é reativar o Pepro, que subsidia a diferença entre o preço mínimo e o preço de mercado e a aquisição pelo Governo Federal, a AGF.
Atualmente, o valor de mercado da saca de 60 quilos do cereal está abaixo do preço mínimo definido pelo governo federal, estipulado em R$ 38,65. Conforme o presidente da FecoAgro/RS, a Argentina é um grande concorrente e é necessário trabalhar para que esta importação não prejudique o produtor.
Ouça no player acima.
 
 
                                          
 
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO