Maioria dos eleitos no primeiro turno das eleições é homem, de cor branca e é filiado ao PMDB
O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, divulgou o perfil dos eleitos no primeiro turno deste ano.
A maioria é do sexo masculino, de cor branca, do PMDB, e colocou como ocupação o próprio cargo de prefeito ou vereador que já ocupavam.
As mulheres continuam subrepresentadas na política: elas são mais de 51% da população brasileira, mas representam apenas 11% dos prefeitos eleitos, e 13% dos vereadores eleitos neste primeiro turno – porcentagem semelhante à eleição de 2012.
E pela primeira vez o TSE fez neste ano um recorte da cor e raça dos políticos eleitos: 70% dos prefeitos que venceram no primeiro turno se declararam brancos, 27% pardos, e 1,69% se declararam pretos. Já os brasileiros e brasileiras que se declaram como pardo e preto no IBGE em 2014, chegam a mais de 53%. Os brancos são 45% da população, e os indígenas elegeram seis prefeitos em todo o Brasil.
O professor Rui Tavares, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, alertou que os dados precisam ser analisados por município, e que o quadro geral pode levar a interpretações distorcidas, mas reconhece a desproporção entre os representantes e os eleitores.
O sociólogo comenta que uma das explicações para essa subrepresentação da mulher pode ser a dupla jornada delas.
Já a divisão dos eleitos por partido divulgada pelo TSE, ficou assim: PMDB continua em primeiro em número de prefeitos, com 1028 eleitos, seguido pelo PSDB, com 793 eleitos, e depois vêm o PSD e PP em quarto.
O Democratas está em oitavo colocado com 265 prefeitos eleitos, e o PT em décimo, com 255 eleitos no primeiro turno.
Entre as profissões dos candidatos eleitos a maioria já se define no cadastro como prefeito ou vereador,mostrando serem políticos profissionais.
A segunda profissão que mais aparece no caso dos prefeitos é a de empresário, e a segunda ocupação que mais aparece no caso dos vereadores é de agricultor.