Rafaela Miranda fala sobre o EP Luz Apagada
Dona de uma voz grave e inconfundível, Rafaela Miranda, de apenas 21 anos, ganhou maior notoriedade no início do ano passado ao publicar um vídeo caseiro onde aparecia interpretando Conta pra ela, composição autoral que logo caiu nas graças do público e da crítica. Desde então, a mineira, que cresceu rodeada pela música, dobrou seus números nas redes sociais, abriu shows da dupla Jorge & Mateus, assinou contrato com a AudioMix, e, mais recentemente, lançou seu primeiro EP digital, Luz apagada. Tudo isso em apenas alguns meses.
Profissionalmente, Rafaela está na estrada há apenas cinco anos. Mesmo assim, a cantora chama atenção pela quantidade de conquistas. “Conta pra ela atingiu mais de 50 mil visualizações em pouquíssimo tempo. Mas eu apaguei, sem querer, o vídeo do canal. Alguns dias depois, encontrei o vídeo numa rede social e percebi que ele já ultrapassava quatro milhões de visualizações. Foi aí que tudo começou”, conta a mineira. Com o sucesso na web, Rafaela foi logo descoberta por Vitor Leonardo, ex-empresário de Cristiano Araújo. “A internet abriu muitas portas para mim. E tudo aconteceu muito rápido. Meses depois eu já estava fechando com a AudioMix e lançando meu primeiro trabalho pela Universal”, completa.
Essa nova fase na carreira da jovem cantora é pautada por Luz apagada, composição autoral que em março começou a ser divulgada. Rapidamente, a faixa ficou em primeiro lugar nas rádios de Campinas e Porto Alegre; entrou no Top 5 em Salvador, Ribeirão Preto e Brasília e no Top 10 em Belo Horizonte e São Paulo. “Compus essa música há dois anos. Quando recebi o convite para assinar com o Marquinhos Araújo, na AudioMix, fiz questão de mostrá-la logo de cara ao pessoal que trabalha na empresa – e todos curtiram. Por conta disso, apostamos em uma produção maior para ela, e o resultado ficou incrível. Luz apagada é o meu xódo”, brinca. No YouTube, o videoclipe da canção, lançado em abril, já soma mais de 150 mil visualizações. “É uma música bem romântica, que mexe com a emoção das pessoas. No Spotify, por exemplo, já estamos na casa de 50 mil reproduções”, diz.
Por conta de todo esse sucesso, Rafaela Miranda escolheu a faixa para ser o carro-chefe de seu primeiro EP digital, de título homônimo. Com direção de Blener Maycom, o projeto, lançado em junho, conta com sete faixas autorais, incluindo a versão em estúdio de Conta pra ela. “É um trabalho que apresenta uma pequena prévia do que será meu primeiro álbum de estúdio. Estamos nos empenhando muito na divulgação para que o Brasil saiba quem eu sou. Só assim poderemos, futuramente, vir com o lançamento do meu disco e do meu primeiro DVD”, revela.
Os planos são muitos. E, se depender da cantora, todos serão concretizados. “Ainda estou em estúdio. O que posso dizer agora é que o álbum contará com 17 faixas e que sairá ainda neste ano. Por conta disso, a gravação do DVD ficará para 2017”, revela. Em paralelo a isso, a artista continua participando de shows de alguns artistas do cast da AudioMix e começa a fechar as primeiras apresentações solo pelo país.
PÉS NO CHÃO
Por ainda estar no início de sua carreira profissional, Rafaela Miranda tem um longo caminho pela frente. Mas os primeiros passos já foram dados. O contrato com a AudioMix, por exemplo, lhe garantiu um leque de oportunidades. “Isso permitiu, por exemplo, que eu abrisse os shows da nova turnê do Jorge & Mateus. Foi a realização de um sonho – e o fato de nós conversarmos bastante me ajudou muito. Eu também conheci os outros artistas do cast da empresa, como Guilherme & Santiago, Humberto & Ronaldo, Israel Novaes, Jefferson Moraes, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e Wesley Safadão, o que foi incrível”, conta a intérprete, que ainda comemora o fato de contar com diversos grupos de fãs pelo país. “Muita gente fala comigo nas redes sociais e eu faço questão de responder todo mundo. É importante, nessa fase, entender que eu preciso muito desse feedback. Eu sou muito pé no chão quanto a isso”, finaliza.