Comissão da Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias sem CPMF
A Comissão do Orçamento aprovou nessa quinta-feira (14) a LDO de 2017 sem a previsão de CPMF. Inicialmente incluída pelo governo interino na previsão orçamentária do próximo ano, a proposta de recriação da CPMF foi retirada do relatório do senador Wellington Fagundes, do PR.
Para o parlamentar, não é realista incluir na previsão do orçamento do ano que vem um imposto que ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2017 teve seu texto base aprovado nessa quinta-feira na Comissão Mista do Orçamento. Faltam ainda votar os requerimentos. Uma nova sessão foi marcada para o próximo dia 2 de agosto.
A Comissão aceitou o projeto enviado pelo governo que prevê um rombo de R$ 139 bilhões nas contas públicas em 2017. Esse será o quarto ano seguido de déficit nas contas do governo federal.
A LDO também prevê um crescimento do PIB de 1,2% e uma inflação de 4,8%. No projeto anterior, enviado pela presidenta afastada Dilma Rousseff, a LDO de 2017 previa uma possibilidade de déficit de até R$ 65 bilhões.