Novo presidente da Famurs defende mudanças no Pacto Federativo como solução para os municípios
Luciano Pinto, do PDT, prefeito de Arroio do Sal, assumiu, nesta quinta-feira (7/7), a presidência da Famurs. A nova diretoria é composta por oito prefeitos de oito partidos diferentes e comandará a entidade até julho de 2017. A solenidade de posse foi realizada durante o 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Luciano substitui o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, do PT, no comando da Federação.
Entre as principais bandeiras do novo presidente estão a cobrança de agilidade na reforma do Pacto Federativo, busca de mais respeito aos gestores municipais, manutenção do Programa Mais Médicos e a união entre as instituições para sair da crise.
O prefeito de Arroio do Sal pretende estabelecer durante seu mandato à frente da entidade uma relação mais próxima e afinada com os Órgãos de fiscalização para proteger os bons gestores.
Luciano Pinto da Silva, 52 anos, é prefeito reeleito de Arroio do Sal. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 2006, foi presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) em duas oportunidades: 2012 e 2013. Por dois mandatos, exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Arroio do Sal, a qual presidiu nos anos de 1997 e 1999. Filho de pequenos agricultores, é Natural de Fontoura Xavier, possui 34 anos de militância política. Ingressou na vida pública em 1982 quando o irmão, José Carlos Pinto, foi candidato a prefeito na cidade onde nasceu.
O repórter Eduardo Leães, da Rádio Agert conversa com o novo presidente da Famurs.
Ouça no player acima