Centro de Especialidades Odontológicas de Tapera atende a região

Implementado pelo Governo Federal e com o apoio do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí – COMAJA e o Corede Alto da Serra do Botucaraí , começou a funcionar na última semana junto ao CAIS de Tapera o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O centro é um estabelecimento de saúde, participante do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde focado em realizar atendimento especializado nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia oral e atendimento a portadores de necessidades especiais. Serão cerca de 20 municípios que participarão da iniciativa, sendo que o atendimento especializado só será realizado aos pacientes encaminhados pelos dentistas através das Unidades Básicas de Saúde, com autorização da Secretaria de Saúde do Município, como explica o cirurgião bucomaxilofacial do CEO de Tapera, Felipe Barcelos.
No Estado, este centro está presente nas cidades de Ijuí e Montenegro. Integrante do Programa Brasil Sorridente o CEO visa dar uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e prevenir cânceres, como o de boca, muito comum em nossa região. O cirurgião lembra que o serviço funciona para municípios de fora da região, desde que siga alguns critérios
O Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde. A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, via Ministério da Saúde que faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem com outra parcela. O CEO deve realizar uma produção mínima mensal em cada especialidade. Felipe Barcelos encerra informando quais os profissionais que estarão no CEO de Tapera.
Ouça no player acima.