Centro de Educação Técnico Profissionalizante do IFF é inaugurado em Não-Me-Toque
Responsável pela formação de novos profissionais em Não-Me-Toque, o Instituto Federal Farroupilha (IFF) vem há quatro anos capacitando jovens do município para o mercado de trabalho. Na tarde da última quinta-feira 2, a Administração Municipal e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realizaram a inauguração das novas instalações do Centro de Referência em Não-Me-Toque. Localizada junto a antiga fábrica de calçados Reichert, a estrutura recebeu mais de R$ 200 mil em investimentos em sua infraestrutura, tornando-se um centro de educação. Atualmente o prédio também abriga as instalações do Senai.
Ao conversar com nossa reportagem na ocasião, a Prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lutkmeier, enfatizou que com esta parceria o município tornou-se uma referência regional pela oferta de cursos gratuitos devido aos profissionais cada vez mais qualificados que são formados. Ela disse que já solicitou a atenção do instituto para que estude a instalação de cursos de graduação na cidade.
A parceria entre a Administração e o IFF surgiu em 2011, quando iniciou suas atividades no Município com o primeiro Curso Técnico em Agricultura de Precisão do país, em espaço físico cedido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. Desde então, o IFF veio se firmando em Não-Me-Toque e merece mais esta oportunidade para se estabelecer de forma ainda mais sólida no município, como destaca a secretária de desenvolvimento da prefeitura, Margarete Lauxen.
Os Centros de Referência são unidades administrativas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Estas unidades são consideradas o primeiro passo de interiorização do ensino e iniciam suas atividades oferecendo cursos do PRONATEC, posteriormente ampliando a oferta de vagas de outros programas do Instituto Federal. A Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, falou sobre este importante passo rumo a interiorização do ensino técnico e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho.
A reportagem é de Tanisa Moura.
Ouça no player acima.